Responsabilidade Social

O IGECS - INSTITUTO DE GESTÃO DE CIDADES, atua sempre integrando ações para que os municípios se desenvolvam como um todo, buscando a qualidade de vida das pessoas.

Neste sentido, o IGECS entende que a Responsabilidade Social nas práticas de gestão deve ser definida como sendo um relacionamento ético e transparente que visa contribuir para um desenvolvimento sustentável, econômico, preservando recursos ambientais, culturas, focando qualidade de vida da comunidade onde se está atuando, e também com um pensamento nas gerações futuras. Além disso, devem-se tornar práticas as ações que promovam a inclusão social e a redução da desigualdade.

No IGECS, a responsabilidade social é vista como uma forma criativa e inovadora de gestão e maneira de atuar. Nos projetos e estratégias desenvolvidas, buscamos:

Dimensões da Responsabilidade Social

  • Dimensão Legal: é relativa ao cumprimento das leis promulgadas pelos governos, que servem para estabelecer padrões mínimos de conduta e não para determinar o que é ético ou antiético. Todas as empresas têm obrigação de cumpri-las e existem 5 grupos que enquadram essas leis; Leis que regulamentam a concorrência – são criadas para impedir o monopólio; Leis de proteção ao consumidor – código de defesa do consumidor; Lei de proteção ao meio ambiente – proibição de atividades que degradam o meio ambiente existe o certificado do ISO 14001; Lei de proteção equidade e da segurança – protegem os direitos dos idosos e deficientes físicos, dando oportunidade de emprego e proibindo a discriminação de raça, sexo, religião; Leis de incentivo – quando os empresários criam jeitos para burlas as leis;
  • Dimensão Ética: A conduta ética refere-se ao que é certo ou errado, aceitável ou não, levando-se sempre em consideração os interesses da sociedade como um todo;
  • Dimensão Econômica: refere-se à maneira como os recursos para a produção de bens e serviços são distribuídos no sistema social;
  • Dimensão Filantrópica: relaciona-se com as contribuições das instituições com a sociedade, em relação à qualidade de vida e bem estar, a sociedade espera que as empresas proporcionem padrão e projetam a qualidade de vida da comunidade.

A atuação do IGECS e a ISO 2600

Diferente da ISO 9001 e ISO 14001, esta não é uma norma para certificação ou selos de responsabilidade social pelas empresas, será como um “guia de diretrizes” para as empresas traçar diretrizes, implantar e desenvolver políticas baseadas na responsabilidade social.

Dessa forma, os projetos e ações realizados pelo IGECS buscam atender os princípios da ISO 26000, que são:

  • Prestação de Contas e Responsabilidade: Prestar contas e se responsabilizar por seus impactos na sociedade e no meio ambiente;
  • Transparência: Ser transparente em suas decisões e atividades que impactam sobre o meio ambiente e a sociedade;
  • Comportamento Ético: Ser ético, respeitar e responder a todos os interessados;
  • Respeito: Respeitar e considerar os interesses de seus clientes, colaboradores, fornecedores, prestadores de serviços e da população em geral à qual se destinam suas ações;
  • Legalidade: O respeito à lei é obrigatório;
  • Normas Internacionais: O respeito pelas normas internacionais de comportamento, ao mesmo tempo em que se adere ao princípio de legalidade (respeito à lei);
  • Direitos Humanos: Respeitar os direitos humanos e reconhecer tanto a sua importância quanto a sua universalidade.

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